Horário de Missas: Segunda, Quarta e Sexta: 19h30 | Sábado: 16h | Domingo: 8h, 10h e 18h
Nos siga nas redes sociais
Em 1893 os irmãos italianos Emídio, Bernardino e Panfílio Falchi, fundadores da Vila Prudente, construíram uma capela na Praça Veiga Cabral em louvor a Santo Emídio, protetor dos terremotos, enchentes e grandes chuvas.
Como não era um santo conhecido no Brasil, uma bela imagem veio da Itália especialmente para a capela.
Em 1939, a Cúria Metropolitana decidiu oficializar a nomeação de um pároco para melhor atender a comunidade do bairro.
A Congregação dos Sagrados Corações (SS.CC.) foi escolhida para a missão, enviando quatro religiosos sacerdotes e o padre Damião Kleverkamp, ss.cc. que recebeu posse como primeiro pároco no dia 31 de dezembro de 1939.
Ele ficou na Vila Prudente até 1946, quando por motivo de doença foi transferido ao Rio de Janeiro e faleceu em abril de 1947.
Como a capela na Praça Veiga Cabral era muito pequena, Padre Damião se preocupou em erguer uma nova capela. Também conhecedor dos problemas dos operários, que eram maioria no bairro, resolveu fundar em 1940 o Círculo Operário de Vila Prudente (hoje Círculo de Trabalhadores Cristãos).
Em 1941 teve início a obra da nova matriz na Praça Jequitay, hoje chamada Praça Padre Damião.
Em agosto de 1942 foi inaugurado o salão paroquial. No Natal de 1947 foi celebrada a primeira missa na matriz, que foi de fato inaugurada em 4 de Abril de 1948 pelo segundo pároco, pe. Lourenço Barendse, ss.cc. Na sequência vieram outros sete párocos holandeses: Clemente Baltus, Domingos Vermeulen, Venâncio Hulselmans, Paulino van de Rijt, Pacômio Maas, Mauro Pastoors e Mário Smolders.
Após 60 anos, tivemos o primeiro pároco brasileiro, o gaúcho pe. Sérgio Stein, ss.cc. que permaneceu conosco de 2008 à 2013. E desde então tivemos uma sequência de párocos mineiros: Walterson José Vargas, Élcio Rubens da Mota Félix, Luiz Antonio da Silva e o atual Rodrigo
Também não seríamos o que somos hoje sem o inesquecível trabalho das Irmãs Franciscanas de São José que chegaram ao bairro em julho de 1943 e desde então tocaram caprichosa e incansavelmente muitas obras sociais e religiosas.
Pioneira em muitas pastorais e movimentos, a Paróquia de Santo Emídio convida os moradores e trabalhadores locais à fazer parte de sua missão evangelizadora em meio as famílias e frequentadores do bairro.
Em 1893 os irmãos italianos Emídio, Bernardino e Panfílio Falchi, fundadores da Vila Prudente, construíram uma capela na Praça Veiga Cabral em louvor a Santo Emídio, protetor dos terremotos, enchentes e grandes chuvas…Leia Mais
NOSSOS CONTATOS