Pastoral do Dízimo

A pastoral é constituída por 13 pessoas chamadas de Agentes do Dízimo, que fazem parte de outros grupos ou movimentos, como por exemplo Ministros, Liturgia e CAEP.  A interação entre esses grupos é primordial e incentiva a criação da consciência da prática do dízimo mensal, nas demais pastorais e movimentos.

Missão:

Despertar a Comunidade para o verdadeiro sentido do Dízimo, segundo o Documento 106 da CNBB página 13: “O Dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização”

Dimensões:

Cabe aos Agentes, conscientizar que o Dízimo abrange 04 dimensões básicas e essenciais:

  • Dimensão Religiosa do Dízimo: Sabendo que Deus é nosso Pai e que nada nos deixa faltar, que nos dá o melhor (Mt 7,11), no mínimo, devemos mostrar confiança na sua proteção contínua, permanente, ao longo de toda a vida. É nossa relação com Deus que ilumina nossa fé.
  • Dimensão Eclesial do Dízimo: Pelo batismo somos recebidos, passamos a fazer parte da comunidade dos filhos de Deus, e temos o dever de contribuir para a manutenção dessa comunidade, à qual pertencemos plenamente: templo aconchegante, limpo, boa iluminação, bom som, alfaias dignas, bons celebrantes, secretaria com bom atendimento etc.
  • Dimensão Missionária do Dízimo: Jesus quis uma Igreja aberta ao mundo, recebendo todas as pessoas. A dimensão missionária é a partilha e a comunhão entre as comunidades em todo o mundo, entre as paróquias da mesma diocese ou paróquias e missões distantes. Entre cristãos não há distância!
  • Dimensão Caritativa do Dízimo: A Igreja assume o lugar que o Evangelho lhe dá, ocupa-se do social sempre que possível e necessário: hospitais, asilos, creches, escolas, universidades, lares para crianças abandonadas, abrigos para excluídos… A dimensão caritativa é sempre o campo do amor cristão, do amor fraterno, dos “necessitados que sempre estarão conosco”.

 

A Pastoral do Dízimo reúne-se a cada 2 meses, e atua todos os finais de semana durante as celebrações das missas dominicais. Conta ainda com o apoio dos secretários paroquiais no processo de recebimento e divulgação do Dízimo

“Cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem doa com alegria” (2Cor 9,7)