Horário de Missas: Segunda, Quarta e Sexta: 19h30 | Sábado: 16h | Domingo: 8h, 10h e 18h
Nos siga nas redes sociais
Nosso Padroeiro
A vida de Santo Emídio dedicada a propagar a fé cristã durou poucos anos, pois ele foi perseguido e morto muito jovem. Mas foi tempo suficiente para ele se tornar o primeiro bispo da cidade italiana de Ascoli Piceno e ser considerado o padroeiro contra terremotos e catástrofes, não somente na Itália, mas também em outras regiões atingidas por essas tragédias.
Emídio nasceu em uma família nobre, em Treveri, na Alemanha, no ano de 278, e sendo o local um posto importante do Império Romano, não demorou muito para Emídio ingressar na milícia romana. Mas logo aos 23 anos Emídio se encontrou como cristão e passou a ser perseguido, como acontecia com todos que abraçavam a fé cristã na época.
Emídio então fugiu para Milão (Itália) junto com três companheiros da religião: Euplo, Germano e Valentino. E foi na cidade italiana que Emídio foi ordenado como sacerdote no Oratório de São Nazário.
Naquela época a perseguição aos cristãos era incansável e Emídio continuou tendo que se esconder, motivo pelo qual ele partiu para Roma, e foi lá que ele converteu, através de seus ensinamentos do Evangelho, muitos pagãos para o cristianismo, e começou a ser conhecido por milagres.
A tradição diz que Emídio, ao entrar em um templo pagão, derrubou uma estátua de um deus grego, provocando a ira dos pagãos. E para protegê-lo, o Papa Marcelo I ordenou Emídio como sacerdote, consagrou-o bispo e lhe deu a missão de evangelizar em outra cidade italiana.
O destino de Emídio foi Ascoli Piceno, Emídio viu que tinha fama por provocar milagres e a população local em grande número o procurava então para alcançar graças. Emídio se tornou o primeiro bispo da cidade de Ascoli Piceno. Mas sua passagem por lá não foi tranquila…
Emídio sofreu muitas tentações, por parte do Governador Polímio, que queria convencê-lo a abandonar o cristianismo para receber favores do Imperador Romano Diocleciano. Foi oferecido inclusive casamento com a filha do Governador, Polisia. Ao invés de aceitar a oferta, Emídio acabou convertendo a moça, realizando seu batismo na fé cristã.
A irredutibilidade de Emídio com sua fé fez com que o Imperador ordena-se que Emídio fosse decapitado. Sua morte aconteceu no dia 5 de agosto de 303, e ele tinha apenas 25 anos de idade.
A fama de Santo Emídio como protetor contra os terremotos e catástrofes começou na Itália, mas também se estendeu para a América, na região da Califórnia (EUA), mais especificamente nas cidades de Los Angeles e São Francisco, devido à região ser constantemente alvo de catástrofes desse tipo.
Santo Emídio começou a ser considerado padroeiro contra essas tragédias através de algumas histórias… Uma é que ainda quando Emídio morava em Treveri, a sua família quis que ele renegasse sua fé cristã, introduzindo-o a um templo pagão. Mas antes que Emídio pudesse entrar no local, um terremoto destruiu o templo.
Um outro terremoto que destruiu um templo pagão, mas na cidade de Ascoli, é uma outra história envolvendo Emídio com uma catástrofe. Isso se deu quando o Governador Polímio quis obrigá-lo a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos daquele templo.
E há um terceiro relato que diz que quando Emídio chegou em Ascoli e tocou a muralha da entrada da cidade, um terremoto aconteceu e todos os templos pagãos da região foram destruídos.
Então, em 1703, quando um terremoto passou por Ascoli sem causar nenhum desmoronamento, o povo atribuiu o milagre a uma intercessão de Santo Emídio. Como agradecimento, em 1717, uma igreja foi construída pela cidade no local do seu enterro, se tornando um epicentro de oração e pregação para Santo Emídio.
Outros terremotos ocorreram nos anos 1940 em Ascoli durante todo mês de janeiro e as pessoas se reuniam e oravam nesta igreja. Foram registradas destruições em cidades vizinhas, como Abruzzo e Umbia, mas não em Ascoli. Todos associavam esta proteção aos habitantes da cidade, responsabilidade de seu padroeiro Santo Emídio.
A história de Santo Emídio nos mostra que, apesar de ele ser o padroeiro contra terremotos e catástrofes, ele é um exemplo de seguir em frente diante de todos os tipos de abalos que enfrentamos em nossa vida, não necessariamente apenas hediondos de tragédias naturais. Ele enfrentou muita perseguição, viveu anos fugindo e combatendo tentações de pessoas muito poderosas, mas jamais desviou o olhar de sua fé cristã.
Ou seja, não importa o que você estiver enfrentando em sua vida, não se deixe desmoronar. E podemos pedir a intercessão de Santo Emídio para nos dar força e nos proteger nos momentos mais difíceis. Santo Emídio, rogai por nós!
Em 1893 os irmãos italianos Emídio, Bernardino e Panfílio Falchi, fundadores da Vila Prudente, construíram uma capela na Praça Veiga Cabral em louvor a Santo Emídio, protetor dos terremotos, enchentes e grandes chuvas…Leia Mais
NOSSOS CONTATOS